Google comemora 12 anos lançando o polêmico Street View no Brasil

Nessa quinta-feira, 30/09, chega oficialmente ao Brasil o serviço polêmico da Google, o Street View. Mas apenas em três cidades do nosso país as imagem pelas ruas começaram serem capturadas, que são: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.

O Google Street View entrou em parceria com a Fiat para capturar as imagens. Estarão nas ruas das cidades escolhidas trinta carros no modelo Stilo, adaptados com câmeras especiais instaladas no topo do carro, que circularão pelas ruas das três cidades com velocidade de um carro comum e fotografando os ambientes.

Segundo a Fiat, a escolha pelo modelo foi decorrente ao histórico de inovação do automóvel e a alta tecnologia existente no veículo, no qual está preparado para elevações e buracos do asfalto.

As imagens capturadas para o Street View são sincronizadas com um aparelho GPS, armazenadas em um computador instalado no automóvel, para depois serem digitalizadas e tratadas pela equipe, para então serem publicadas para o usuário final. Apesar das imagens já estarem sendo capturadas pela equipe do Street View, ainda não se tem uma previsão de quando as imagens estarão disponíveis online. De acordo com o Gerente de Produtos de Mapas do Google, Marcelo Quintella, isso é devido se tratar de um trabalho demorado de processamento na qual envolve outros países.

Mas quando for a hora da publicação, o lançamento devera ser sincronizado, ou seja, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, terão os mapas publicados no mesmo dia. O objetivo do Google Street View é expandir o serviço para outras cidades do Brasil.

O Google Street View existe desde 2007 em outros países, mas tem causado algumas polêmicas, pois o serviço acaba flagrando situações constrangedoras a certas pessoas. Devido a esses “problemas”, hoje o serviço utiliza um filtro automático, preservando assim a identidade dos cidadãos e placas de carros. E caso alguma pessoa sinta-se prejudicado quanto a sua imagem, basta escrever no canal de contato do Street View relatando o ocorrido. Então a reclamação e analisada pela equipe e caso seja coerente, a imagem é deletada.

Então, para qualquer sombra de dúvida melhor não arriscar!

Caso você ande fazendo alguma coisa de “errado” pelas ruas de sua cidade, principalmente das três escolhidas pelo serviço do Google Street View, agora seja mais cauteloso(a). Afinal já imaginou você sendo visto pelo mundo todo fazendo algo em que não devia?