Warning: Attempt to read property "image_fulltext" on null in /home/krmp/rikaryo.com.br/templates/ja_blockk/html/com_content/article/default.php on line 32

Warning: Attempt to read property "image_fulltext" on null in /home/krmp/rikaryo.com.br/templates/ja_blockk/html/com_content/article/default.php on line 36

Warning: Attempt to read property "image_fulltext" on null in /home/krmp/rikaryo.com.br/templates/ja_blockk/html/com_content/article/default.php on line 43

Warning: Attempt to read property "image_fulltext" on null in /home/krmp/rikaryo.com.br/templates/ja_blockk/html/mod_jacontentlisting/details/default-03/index.php on line 39

Warning: Attempt to read property "image_fulltext" on null in /home/krmp/rikaryo.com.br/templates/ja_blockk/html/mod_jacontentlisting/details/default-03/index.php on line 41
/home/krmp/rikaryo.com.br/templates/ja_blockk/html/mod_jacontentlisting/details/default-03/index.php on line 63
https://www.rikaryo.com.br/');" >

Rio vence e é sede das Olimpíadas de 2016

Foto:DivulgaçãoAmérica do Sul será sede de uma Olimpíada. Ainda parece um sonho para o povo brasileiro. Nessa manhã de sexta-feira, 02/10, na Dinamarca, os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheram o Rio de Janeiro para a edição de 2016 dos Jogos Olímpicos.

A disputa contou com candidatos fortes como: Chicago-USA que caiu logo na primeira rodada da votação, Tóquio-Japão, que foi a segunda eliminada e a espanhola Madrid.

A escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 marca a realização de um sonho que começou em 1993. À época, o então presidente da Fifa, João Havelange, e o empresário Roberto Marinho.

Vexames do passado

O projeto para o Rio ser sede de uma olimpíada começou a ser tocado na primeira metade da década de 90 e a primeira tentativa foi feita para as Olimpíadas de 2004, mas sem nenhuma experiência em candidaturas do tipo, o Rio deu perdeu feio e foi eliminado na primeira fase, com apenas 3,8 pontos na primeira avaliação.

Como console mudou-se os planos para os Jogos Pan-americanos de 2007. A vitória do PAN o Rio de Janeiro lançou-se candidata para a edição de 2012 do evento esportivo mais importante do planeta. A nota, desta vez, foi menos ruim, 4.7, ainda assim insuficiente.

Para chegar a vitória o fora dos campos, quadras, pistas, tatames e piscinas, o Rio de Janeiro conseguiu impor uma bela virada sobre os oponentes Tóquio, Madrid e Chicago. Isso porque a cidade classificou-se à fase decisiva da eleição com a pior nota entre as sobreviventes (6,5, contra 8,3 dos japoneses, 8,1 dos espanhóis e 7,0 dos norte-americanos).

Comitiva Brasileira emociona

O presidente Lula, o ministro da Justiça, Tarso Genro, e Esporte, Orlando Silva, o rei do futebol, Pele, ex-tenista, Guga, escritor Paulo Coelho, governador e prefeito do Rio de janeiro, entre outros que estava em um total de cem pessoas. Muitos questionamentos sobre a violencia no Rio foi levantado pelos concorrentes, mas o ministro Tarso Genro ressaltou que "Os problemas de violência que nós enfrentamos não são estranhos a outras cidades, inclusive candidatas como o Rio. Há graves problemas de segurança pública envolvendo questões de racismo e de terrorismo".

Para o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro serão lembradas positivamente por muito tempo.