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Dinheiro dos políticos sustenta meios de comunicação no Brasil

Imagem IlustrativaNa manhã desse sábado, 26/12, no jornal O Povo tem uma matéria intitulada “Cid Gomes é 3º mais bem avaliado” tipo de matéria paga e vinculada nos meios de comunicação para formar a opinião do eleitorado.

Vendo a matéria do jornal de tiragem estadual no Ceará me lembrei de uma pesquisa feita no inicio de agosto pela Associação Brasileira de Jornais (ABJ), mostrava que hoje no Brasil 60% de toda a renda anual dos meios de comunicação são de políticos.

Segundo o presidente Petrônio Duarte Souza “é necessários que os meios de comunicação que adotarem propagandas de políticos, junto é necessário ser adicionado uma informação clara para o “leito” saber que aquele texto é pago para ser publicado, caso isso não aconteça a opinião do meio de comunicação será a mesma do político, mesmo que ele seja bom ou ruim. Acredite que tem muita gente se aproveitando disso! As coisas podem ir além do que se imagina, um leitor pode entrar com uma ação judicial contra o jornal alegando que foi enganado e pedir indenizações que podem várias de 5 a 8 mil reais”, lembrou ainda que “a média hoje de leitores por exemplar é de 15 pessoas e que em pequenas cidades cerca 70% das pessoas se baseiam nos meios de comunicação para formarem sua opinião pessoal sobre um determinado assunto ou político”, disse Petrônio.

No meio disso tudo os meios de comunicação perdem o básico de sua existência “ética, imparcialidade e confiança do leitor” tudo isso somado ao fator transformação da sociedade tende a fortalecer que os ricos devem ficar mais ricos e os pobres devem ficar mais pobres e os preconceitos com os negros, mulheres, pessoas com deficientes e jovens sempre serão incapazes e perdedores. Eu acredito que os valores que nós devemos deixar para as próximas gerações do Iguatu, do Ceará, do Brasil e do mundo, seja alcançar o que um dia foi uma utopia para nós “uma sociedade sadia, igualitária e desprovida de preconceitos”.