Na segunda-feira, 30 de novembro, estava em casa assistindo TV e passando os canais quando me deparei com um absurdo que um programinha sensacionalista da TV Cidade Fortaleza - Afiliada da TV Record no Ceará, chamado “Cidade 190” que segue a linha do programa de puro aproveitamento da desgraça alheia. Pior foi ouvir a opinião pessoal dos apresentadores que de longe refletiram e avaliaram nossa sociedade atual. Para os ilustres formadores de opinião adolescente tem que está preso, idosos tem que fazer empréstimos em bancos (aqueles bancos que cobram juros e mais juros dos aposentados) para pagar o merchandising no programa, e o lema “quanto maior a desgraça maior a audiência”, e ainda tem os diversos apelos de proteção as classe médias e alta. Pobre só aparece quando é explorado, desde para receber uma ajuda até virar manchete policial.

Pior de tudo é que programas apelativos como o “Cidade 190” existem em várias outras TV's e a tendência é piorar cada vez mais. É muito comum ver matérias policiais exibir os corpos dos lesionados com a policia realizando seu trabalho investigativo o que intriga e que ao redor dos corpos sempre tem crianças que a TV expões sem nenhum critério de respeito, infelizmente o programa tão politizados não conseguem ver isso.

Temos a ideia de que falta muito para conseguirmos uma sociedade igualitária, mas não é trancando e expondo jovens e pobres que vamos conseguir a segurança que precisamos.

Dentro desse padrão vemos a falência do sistema carcerário, a justiça em contradição, a policia corrompida, sucateamento de veículos, armas, coletes a prova de balas e pela baixa remuneração. Outro agravante vem da população que traça um perfil imaginário de bandido (geralmente pra eles são negros, mal vestidos e pobres) além dos governos com mania de grandiosidade como o Estado do Ceará que não faz uma política igualitária no interior e muito menos na capital.

Acredito que seja hora de nós pessoas comuns e que se indignam com aproveitadores que se dizem cultos que formar e informar, continuem fazendo de nós sociedade palco para ganhos pessoais.

Faça com eu desligue a TV durante programas como o “Cidade 190” e vá se divertir com sua família.