Warning: Attempt to read property "image_fulltext" on null in /home/krmp/rikaryo.com.br/templates/ja_blockk/html/com_content/article/default.php on line 32

Warning: Attempt to read property "image_fulltext" on null in /home/krmp/rikaryo.com.br/templates/ja_blockk/html/com_content/article/default.php on line 36

Warning: Attempt to read property "image_fulltext" on null in /home/krmp/rikaryo.com.br/templates/ja_blockk/html/com_content/article/default.php on line 43

Warning: Attempt to read property "image_fulltext" on null in /home/krmp/rikaryo.com.br/templates/ja_blockk/html/mod_jacontentlisting/details/default-03/index.php on line 39

Warning: Attempt to read property "image_fulltext" on null in /home/krmp/rikaryo.com.br/templates/ja_blockk/html/mod_jacontentlisting/details/default-03/index.php on line 41
/home/krmp/rikaryo.com.br/templates/ja_blockk/html/mod_jacontentlisting/details/default-03/index.php on line 63
https://www.rikaryo.com.br/');" >

PT oficializa Dilma presidente

Foto:PT.org.brA disputa presidencial para as eleições desse ano vão começar a esquentar ainda mais depois que a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, foi aclamada neste sábado, 20, como candidata do PT a presidente no último dia do congresso do partido. Aos gritos de “Olê, olê, olá, Dilma, Dilma”, o novo presidente do PT, José Eduardo Dutra, anunciou que a ministra foi escolhida por unanimidade após votação em que os militantes levantaram suas carteirinhas vermelhas de filiados.

A aclamação aconteceu logo após o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia do evento.

O PT decidiu radicalizar o programa de governo com um discurso contundente de herança governista. A guinada à esquerda foi reforçada quando o 4º Congresso Nacional do partido aprovou emendas às diretrizes do programa de governo de Dilma.

As mudanças pregam o combate ao monopólio dos meios de comunicação, cobrança de impostos sobre grandes fortunas, apoio incondicional ao polêmico Plano Nacional de Direitos Humanos e jornada de trabalho de 40 horas semanais sem redução do salário.

 

Quem é Dilma Rousseff?

Dilma assumiu o cargo como ministra da Casa Civil em junho de 2005, depois que José Dirceu saiu do governo. No governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma também foi ministra das Minas e Energia, onde ficou de 2003 até assumir o novo cargo.

Em março de 2008, Lula chamou a ministra de “mãe do PAC”, o Programa de Aceleração do Crescimento, carro chefe do segundo mandato do presidente. A ministra é responsável por coordenar as obras do programa e passou a inaugurar obras do governo ao lado do presidente.

Em abril de 2009, a Dilma anunciou que fazia tratamento contra um linfoma (tipo de câncer no sangue). A ministra foi operada para retirar um nódulo na axila e o diagnóstico foi de linfoma. Dilma passou por sessões de quimioterapia e, numa segunda etapa, foi submetida a sessões de radioterapia.

Os médicos anunciaram que a ministra estava livre do câncer em setembro de 2009, mas precisará fazer acompanhamento por cinco anos. Por causa do tratamento, a ministra passou a usar peruca. Três meses depois, Dilma apareceu pela primeira em público sem peruca.

Dilma nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Na ditadura militar, Dilma ficou presa por quase três anos, entre 1970 e 1972, quando foi vítima de tortura no DOI-Codi. Seu primeiro cargo público foi como secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre (1986-1988). Dilma foi presidente da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul (1991-1993) e secretária de Estado de Energia, Minas e Comunicação do RS (1993-1994 e 1999-2002).