Chega a ser trágico se não fosse ridículo o comportamento do governo do estado do Ceará com a greve dos professores da rede estadual. A greve que acontece desde agosto, já afeta o semestre e estudantes vão pagar as aulas perdidas na correria do final do ano e inicio de 2012.
Para se ter uma idéia de como a situação de desvalorização dos professores foi formalizada pelo governador Cid Gomes (PSB) a diferença entre um professor que tem bacharelado para um que tem doutorado era somente de R$90,00 reais, a briga comprada pelo Sindicato Professores e Servidores (APEOC) foi intenso ao ponto de gerar acontecimentos constrangedores ao governador.
Saia justa
Na primeira reunião entre as duas partes que não aconteceu, os representantes da APEOC esperavam pelo governador que dava entrevistas antes de entrar na sala e soltou para um dos repórteres que “professor tem que trabalhar por amor e não por dinheiro” ao entrar na sala e sentar os representantes do sindicato se levantaram e foram embora deixando o governador Cid Gomes em uma tremenda saia justa na frente da imprensa.
Promessa
Após vários fatos semelhantes as negociações continuam e a greve também e ontem, 04/11, no twitter oficial do governo cearense @GovernoDoCeara anunciava positivamente um aumento de 15% e destacava como “o maior aumento do Brasil” afinal a aprovação positiva do governador baixou? A oferta que segundo o governo é tentadora, mas mostra nitidamente a incapacidade do Cid Gomes em negociar com categorias de base.
Vamos esperar as cenas dos próximos capítulos...
Texto produzido com informações de professores grevistas e membros da APEOC