O deputado José Guimarães, (PT-CE) esteve reunido na manhã desta sexta-feira, 07/02, com o vice-reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness. Na sede da UFCA, em Juazeiro do Norte, Guimarães garantiu aos pró-reitores, membros do corpo docente e servidores da universidade que o governo da presidente Dilma Rousseff está empenhado em consolidar a criação da UFCA ainda neste ano.

A informação foi transmitida ao deputado pelo ministro Aloisio Mercadante no final de janeiro durante encontro que aconteceu na capital paulista. A intenção da presidente Dilma era ter concluído a instalação da UFCA ainda no ano passado, informa Guimarães, mas como a tramitação da criação da UFCA no Congresso Nacional demorou mais do que era esperado, acabou ficando para 2014.

Somente através do Orçamento Geral da União de 2014 foram destinados R$ 57 milhões em infraestrutura para a Universidade. Na avaliação do vice-reitor, os recursos, podem se mostrar insuficientes frente a demanda da instituição.

Guimarães, Ricardo Ness junto com membros da UFCA

Infraestrutura

Entre os desafios enfrentados pela administração da universidade estão a criação do prédio da reitoria, a ampliação do terreno, melhorias na infraestrutura, contratação de novos funcionários e a implementação de um programa de bolsas para estudantes oriundos de escolas públicas.

Atualmente, a administração funciona provisoriamente no Centro Multiuso, em Juazeiro do Norte, e em torno de 65% do corpo discente é oriundo do ensino público.

"O ícone de toda universidade pública é o prédio da reitoria, de onde partem todas grandes decisões administrativas. Ele é o símbolo maior da autonomia que queremos para a Universidade Federal do Cariri e para o Cariri", defendeu Guimarães.

O ex-líder do PT na Câmara ainda se comprometeu em trabalhar junto ao novo ministro da Educação, Henrique Paim, e o reitor da UFC, Jesualdo Farias, para garantir mais investimentos para implementação da UFCA.

"Contem conosco, em Brasília, para fazer desta universidade um grande pólo disseminador de conhecimento e desenvolvimento regional", disse.

"Estamos dando um novo passo em torno da consolidação da UFCA. A nossa expectativa é podermos avançar mais neste ano com a ajuda da bancada cearense no Congresso, tanto na parte física quanto nos investimentos na parte humana, como é o caso da ampliação do quadro da universidade, que talvez seja a nossa maior exigência", finaliza o Ricardo Ness.

UFCA

José Guimarães foi relator, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, do projeto que criou a UFCA. Deverão ser oferecidos inicialmente 27 cursos de graduação. A meta é atender a 6.490 estudantes de graduação e pós-graduação. Estão previstas as contratações de 197 professores, 212 funcionários de nível superior e 318 profissionais de nível intermediário.

A UFCA tem previsão de investimentos da ordem de R$ 157 milhões até 2017. "É o maior investimento já realizado na educação do Cariri. Um marco histórico para o desenvolvimento qualificado da população dessa região, com economia pujante e população extremamente produtiva", comentou Guimarães.

Texto escrito por André Gurjão