Dia mundial da saúde no Ceará é marcado por lançamento de manifesto do movimento mais saúde pra você

Na noite do Dia Mundial da Saúde, segunda-feira, 07/04, no teatro do Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza, o coordenador do programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, médico e cearense, Dr. Odorico Monteiro, e mais 19 movimentos sociais lançaram o manifesto “Movimento Mais Saúde pra você”, que tem como objetivo reivindicar melhorias no Sistema Único de Saúde, SUS, “Por uma saúde universal, integral, de qualidade e em tempo adequado”.

Odorico destacou que o SUS, precisa ainda mais da participação das pessoas porque o “SUS é do governo e seu também”, a iniciativa contou com apoio de prefeitos, vereadores, secretários, agentes de saúde, líderes de bairros, jornalistas e blogueiros, além das caravanas de todas as regiões do Ceará (Icó, Iguatu, Itapipoca, Sobral, Icapuí, Aracati, Crato, Fortaleza e área metropolitana, entre outras).

Também foi apresentado o Blog da Saúde que além de conter o manifesto no formato eletrônico, divulgará as ações do movimento e das várias políticas de saúde que estão em desenvolvimento no Ceará e Brasil.

O Blog ainda tem como estratégia aproximar blogueiros da temática saúde, como disse Odorico, “Os vários blogs que tem no Ceará, formam uma rede incrível de informações e eles precisam somar conosco”, o trabalho fantástico de cada um ajuda a envolver comunidades inteiras com informações mais populares e de fácil compreensão.

Odorico no momento que apresentava o Blog do manifesto

Do Iguatu estiveram participando o ex-conselheiro nacional de juventude, Conjuve, Karlos Rikáryo e o presidente da entidade estudantil, ADESI, Pablo Neves, que afirmaram que o momento foi importante, principalmente por se tratar de uma politica publica básica na vida dos brasileiros que tem a necessidade de ver ele ativa na sua plenitude.

“Estamos falando de saúde e toda iniciativa junto a essa politica merece nosso apoio irrestrito, social, apartidário e partidário, uma articulação onde as bandeiras que precisam ser levantadas são a da coletividade e construção com um objetivo bem direto” disse Karlos.

Os iguatuenses ainda afirmaram que em reunião com o Dr. Odorico Monteiro, ficou acertado que o manifesto também será lançado na região e para isso já foi iniciado a formação de um grupo de trabalho para que a participação seja massiva e objetiva envolvendo os municípios de Icó a Mombaça.

“Não podemos perder tempo porque a iniciativa precisa de participação para que a construção ajude o nosso SUS e consequentemente o nosso povo”, lembrou Pablo.

Pontos do Manifesto:

1. Em defesa do SUS como patrimônio do povo brasileiro.
2. Por uma gestão compartilhada e regionalizada.
3. Por uma ampla participação social.
4. Por um financiamento estável e sustentável.
5. Pelo fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família e valorização dos Agentes Comunitários de Saúde.
6. Pela implementação das Políticas Promotoras de Equidade.
7. Pelo fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial.
8. Pela adequação do SUS às mudanças demográficas, epidemiológicas e nutricionais.
9. Por um acesso com qualidade e em tempo adequado.
10. Pela transformação do SUS em um grande Sistema de Saúde Escola e valorização do saber e das práticas populares.
11. Pelo diálogo intersetorial, desenvolvimento integrado das Políticas Sociais e eco sustentabilidade do Planeta.
12. Amorosidade e enfrentamento à discriminação institucional.
13. Mais trabalhadores e trabalhadoras em saúde.

Serviço:

www.movimentomaissaudepravoce.com

 

1000 Letras Restantes