A vergonha que o PT Ceará vem fazendo o presidente Lula passar no Iguatu corre na boca miúda dos principais lugares de debate público sobre política, lugares onde se encontram lideranças, jornalistas e o povão que tem uma enorme gratidão pelo presidente.

A traição que o PT Ceará fez com o PT de Iguatu chegou à sua principal dificuldade, apoiar o candidato do PT estadual à prefeitura de Iguatu. Mas o esvaziamento e a repulsa de membros da executiva e diretório local rejeitam a orientação de apoiar Agenor Neto e seu filho Ilo Neto como nomes indicados à disputa local. A insatisfação sobre as ações que o PT Ceará tomou de forma monocromática em algumas cidades do Ceará, sendo Iguatu uma das mais impactantes.

Entenda o abuso da soberania partidaria que o PT Ceará fez com o PT Iguatu

O PT de Iguatu, em 2021, se unificou, juntou todas as correntes pela primeira vez na história do município para se preparar para a disputa eleitoral de 2024. Aprovou o nome do empresário e petista histórico, Sá Vilarouca, que iniciou atividades para ser apresentado ao povo iguatuense, ouvir e consultar as necessidades da comunidade para planejar a melhoria e inovação das políticas públicas aplicadas na cidade. Afinal, Iguatu hoje é uma cidade cara de se morar, e sua fonte de renda é dinheiro e aposentadoria e subempregos, mais da metade sem carteira assinada.

Sem avisar ou conversar com o PT Iguatu, o PT Ceará simplesmente atropelou a soberania do diretório municipal de Iguatu e filiou Agenor e Ilo. Além disso, aprovou uma resolução que determinava que o pré-candidato a prefeito de Iguatu não seria o Sá, mas sim o Ilo Neto. Nada disso passou pelo partido; inclusive, o PT de Iguatu emitiu uma nota de repúdio contra Agenor, que é tido como o maior inimigo do PT na cidade pelo seu passado como gestor perseguidor, abusivo e violento, e que tentou mudar a história da cidade contemplando parentes em estádio, prédios públicos e em publicações literárias, ou seja, nada que representa o que defende o modo PT de governar.

Após essa decisão, houve um esvaziamento de militantes do PT de Iguatu que estavam filiados desde a fundação do partido na década de 1980. Lideranças e gente que militava pelo partido gastando dinheiro do próprio bolso, e o Sá se filiou ao PSB e manteve a sua pré-candidatura a prefeito de Iguatu.

Lula passando vergonha sem saber por causa do PT Ceará

O presidente Lula posou para fotos com os pretensos candidatos do PT Ceará, e entre eles estava o Ilo Neto, o que gerou a tal boca miúda da vergonha na cidade, que se somou à revolta dos militantes do partido que desaprovam o nome imposto.

Entre as perseguições e abusos do grupo de Agenor Neto ao povo de Iguatu estava também o financiamento de uma campanha de ódio contra o PT. Na época da presidenta Dilma Rousseff, Agenor financiava carros de som na praça da matriz para seus seguidores não só pedirem impeachment, mas também para xingar a Dilma com uma coleção de palavras usadas na época. Não vamos escrever aqui por respeito à ex-presidenta e aos amigos militantes que sofreram junto com o golpe. No dia em que a Dilma sofreu o golpe final do impeachment, Iguatu viveu fogos de artifício e carreata pelas ruas da cidade.

Na prisão do Lula, a casa grande do Cocobó de Agenor soltou uma demorada bateria de fogos de artifício com direito a carreata. Não somente Agenor participava, mas todos os seus filhos, até o desconhecido Ilo Neto, que só vinha a Iguatu em época de política.

E o deputado federal José Guimarães (PT-CE) sabe de todas essas histórias, porque vivemos isso e eu era um dos que lhe informava de toda essa baixaria com o PT em Iguatu.

A guerra do PT com Ciro

Esse apoio desproporcional, abusivo e sem lógica do PT Ceará ao perverso grupo liderado por Agenor Neto se dá por causa da guerra que acontece entre o PT e Ciro Gomes (PSB). E, para vencer seu rival, o senador e ministro Camilo Santana (PT-CE), acompanhado do governador Elmano de Freitas (PT) e José Guimarães, resolveu ir para o tudo ou nada e fechar os olhos ao ponto de filiar os inimigos que maltratavam o partido e seus militantes. Ou seja, tornaram o PT momentaneamente em um partido de aluguel que faz qualquer coisa para manter o poder. Só que esse poder é tão vergonhoso e desestruturante que os inimigos ampliaram seu poder, enquanto a militância, que sempre os defendia pensando em uma ideologia partidária, simplesmente foram deixados de lado. A ideologia atual do PT Ceará parece apelar para um alicerce político fraco que acaba de vez com a militância ideologica para uma militância paga. As consequências disso é um poder ideológico para poucos.

Camilo nunca foi petista

Um dos cabeças da ação contra a soberania do diretório do PT Iguatu foi o senador e atual ministro da Educação, Camilo Santana, que no partido sempre foi rotulado como não petista e muitos sempre falavam nos bastidores que ele “nunca foi petista”. Muitos até esperavam que, no final do seu primeiro mandato como governador, ele sairia do PT. Mas sair do PT Ceará para ele seria muito ruim. Afinal, o Lula, mesmo sendo ex-presidente, depois preso e com perspectiva de virar o jogo como virou e ser presidente novamente, não seria um bom negócio sair. Afinal de contas, ele tinha o PT Ceará nas mãos com uma militância que o apoiava sem ele dar nada em troca. Deslegitimar as decisões do PT Iguatu juntamente com o governador Elmano de freitas que sempre foi votado e defendido pela militância iguatuense, para apoiar um bolsonarista vestido de vermelho, se tornou um ingrato com os seus. Mostrou que não reconheceu nada do trabalho da militância em Iguatu desde os tempos que ele se lançou como deputado estadual.

A militância que Camilo destratou foi a mesma que o defendeu no dia do lançamento do Raio, que Agenor mandou seus partidários vaiarem o evento que teve até empurra-empurra, enquanto Agenor gritava em um palanque que ele mesmo montou na praça da Matriz para desafiar Camilo para um debate, é desse tipinho de gente que o senador prefere converar. 

Entre a falta de gratidão com a militância, Camilo passou a ser uma “pessoa não grata!” e vai continuar vindo ao Iguatu e negociar na mesa com os inimigos, os mesmos que na primeira oportunidade fecham as portas para ele, e nem a militância que tinha lá para defendê-lo não vai ter mais.

Convenção da vergonha do PT Ceará contece no Iguatu sem PT

Está marcado para o dia 1º de agosto a convenção partidária para legitimar o nome de Ilo Neto como candidato a prefeito de Iguatu pelo PT. Só que tem o problema: se o PT de Iguatu repudiou tanto o nome de Agenor como o de Ilo para se filiarem ao PT, se mais de 80% dos filiados em Iguatu são totalmente contra ele ser o candidato, quem vai legitimar isso de verdade? O PT Ceará vai garantir ainda mais esse abuso contra a soberania do diretório do PT de Iguatu?

E os candidatos a vereador que serão indicados pelo PT, quem são? Já que não houve nenhum tipo de conversa sobre nomes, quem vai indicar é o bolsonarista vestido de vermelho?

Será que a cúpula do PT nacional e o presidente Lula sabem desses abusos que estão ocorrendo em Iguatu?

O deputado Guimarães sempre me dizia quando ficava sabendo que alguém saía do PT para se filiar a outro partido:

“Quem sai do PT fica amaldiçoado, não decola em mais nada!”

Pessoalmente, acho que quem fica amaldiçoado é quem trai amigos e a militância do PT para apoiar vergonhosamente um bolsonarista vestido de vermelho.

Alguém consegue me dizer se um bolsonarista vestido de vermelho consegue ser petista? Tenha a certeza que não!