No sábado, 03 de julho, #3J aconteceu em todo o Brasil mais uma mobilização #ForaBolsonaro. A articulação que vem acontecendo espontaneamente pela sociedade civil organizada e movimentos sociais e religiosos tem como objetivo o impeachment e prisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que segundo entidades e órgãos de fiscalização e monitoramento público, tem negligenciado as diversas politicas públicas mantidas pela república brasileira como: educação, distribuição de renda e saúde, confirmada pela atuação de abando do governo federal junto a população perante a pandemia do coronavírus (covid-19) que já registrou mais de 522 mil mortos.

A expectativa para o 3J foi alcançada com sucesso, os organizadores registraram atos em todas as capitais do Brasil, 550 cidades, 16 países e envolveram mais de 1.2 milhão de pessoas.

19 de Junho

O 3J superou em números o evento do dia #19J que mobilizou mais de 900 mil pessoas em todas as capitais, 500 cidades e 14 países, mostrando que a população brasileira está cansando de ver as pessoas queridas morrerem por falta de vacina, auxilio emergencial e medidas preventivas. Nas ruas as mobilizações seguem em crescimento e obtendo apoio não só de quem marca presença no local e seguem nas carreatas, bicicletadas e motocadas, mas apoiam nas redes sociais, janelas e portas de casa.

Indo para rua com os riscos do coronavírus

As ações de rua são perigosas nesse momento de pandemia e não se deve facilitar nenhum pouco. A principal preocupação dos organizadores estão em torno das pessoas seguirem as orientações de prevenção que sempre estão bem destacados em cartazes, avisos e convites:

  • Nada de aglomeração;
  • Uso obrigatório de máscaras em todos os veículos e a pé;
  • Manter distância mínima de 2 metros;
  • Trazer seu Álcool em gel;
  • Se vier de carro, limite somente as pessoas de sua convivência de casa no veículo;
  • Se vier de bicicleta, não compartilhe sua água;
  • Se vier de moto, use capacete e mascara;
  • Evitar contato físico como apertos de mão e abraços;

No Iguatu

A frente tem articulado as mobilizações do 19J e 3J conseguiram envolver em torno de 300 pessoas que circularam pelas ruas buzinando e pedindo o impeachment e prisão de Bolsonaro. A cidade que fica no centro-sul do Ceará e tem pouco mais de 100 mil habitantes e 65 mil votantes, nos dois turnos da última eleição presidencial ficaram com a média de 82% votaram em partidos de centro-esquerda, 12% direita extrema e 6% nulo.

3J no Iguatu reforça o Fora Bolsonaro que foi grande em todo o Brasil
Membros da organização do 3J no Iguatu registrou apoio dos iguatuenses nas ruas ao passar a carreata como falas de apoio, palmas e buzinadas

“Nuca fui de me envolver em política, mas não aguento mais, perdi minha mãe e meu irmão pela falta de vacina e necessidade de colocar comida em casa, porque ambos tiveram que ir pra rua correr risco de vida, Bolsonaro não facilitou nada pra minha família e acredito que para ninguém além dos que estão perto dele, temos que dar uma chance ao povo brasileiro sobreviver esse período de trevas com esse presidente que ri do meu sofrimento e das mais de 500 mil famílias, Fora Bolsonaro!”, desabafou a vendedora de cosméticos, Luana Sara que estava de bicicleta no 3J em Iguatu.

125 pedidos de Impeachment e manifestações no 24 de Julho

A manifestação 3J aconteceu para dar força ao superpedido de impeachment que aconteceu na quarta-feira, 30/06. O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL) deixou claro que não vai abrir processo de impeachment em resposta um grupo de deputados e senadores já sinalizaram entrar com um pedido junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para forçar Lira a analisar as denúncias e esclarecer porque ele tem desviado a diversas ações democráticas do parlamento na pauta dos mais 125 pedidos de impeachment.

Ao todo, 1556 pessoas e mais de 550 organizações assinaram pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Foram enviados 125 documentos ao presidente da Câmara dos Deputados, sendo 72 pedidos originais, 7 aditamentos e 46 pedidos duplicados. Até agora, apenas 6 pedidos foram arquivados ou desconsiderados. Os outros 119 aguardam análise.

No próximo dia 24 de julho a população brasileira voltas as ruas para mais uma mobilização do #24J.

Veja galeria de fotos:

Fotos: Ricardo Stuckert