A exumação do corpo do poeta maior do Chile ocorre após o Partido Comunista do país recorrer à Justiça reivindicando a medida. Neruda fazia oposição ao governo militar e morreu 12 dias após o golpe.

O caso está sendo investigado desde 2011. O ex-motorista do escritor denunciou que ele foi assassinado com uma injeção letal. Pela versão oficial, ele morreu por causa de câncer na próstata.

Fotos: Galeria de Presidentes/Governo do BrasilAqui no Brasil, também temos muito o que investigar e avançar no esclarecimento dos desaparecimentos e acidentes mortais durante a ditadura. Entre eles, estão as mortes dos ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitscheck.

Oficialmente, Jango morreu de ataque cardíaco, em 1976. Mas a família suspeita que ele tenha sido assassinado pela Operação Condor. Em 2008, a Folha de S. Paulo entrevistou um ex-agente do serviço uruguaio que sustentou que Jango foi morto foi ordem de Sérgio Fleury, delegado do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social). Uma comissão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul concluiu que eram fortes os indícios de assassinato.

Juscelino também morreu em 1976, oficialmente num acidente de carro. A Comissão da Verdade da seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil contesta tal versão e aponta furos nas investigações. Teria havido, na verdade, um atentado.

Não existe nada conclusivo ainda. O importante é que as investigações ocorram ou continuem, para que possamos, enfim, ter certeza da verdade.

Fonte: Blog do José Dirceu
Fotos: Galeria de Presidentes/Governo do Brasil)