A Rede depois de perder a possibilidade de ser partido Marina argumentou, "Não querem que participemos de 2014, alguém tem interesse nisso", acho que a pergunta é "culpar para poder passar por cima da lei pode?", pessoalmente acho que a fala da ex-senadora foi infeliz e ela mais que ninguém sabe que o estado brasileiro é regido por leis e nenhum de nós esta acima dela. Acredito que nesse momento os problemas da Marina sejam outros, os colegas da sigla começam a atacar, como o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), que afirmou “a ex-senadora comete erros de avaliação estratégica", cultiva um processo decisório "caótico", "reage mal as críticas e opiniões fortes discordantes" e "não estabelece alianças estratégicas com seus pares"; o parlamentar disse ainda que reprovação do Partido era previsível; "demos mole", diz ele; erros apontados por um colaborador próximo indicam que Marina na presidência da República talvez fosse um grande risco.

TucanoUrubu

O senador tucano, Aécio Neves (PSDB-MG), divulgou nota lamentando a decisão do TSE e termina o texto apontando o próprio PSDB como uma alternativa, e puxando para si a bandeira da sustentabilidade: "De nossa parte, o PSDB continuará trabalhando para apresentar um projeto alternativo do que está aí, e assegurar ao Brasil um desenvolvimento sustentável”, parece piada, mas foi isso mesmo que a nota tucana dizia. Além do Aécio, o também tucano governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, caracterizou como "absurda" a não homologação do Rede Sustentabilidade e acredite o Eduardo Campos também foi a imprensa se solidarizar com Marina.
As declarações dos tucanoUrubus e do alto clero pernambucano deixa clara as intenções de reforçar o convite para Marina Silva compor uma chapa de direita com uma vice. A Pergunta é, será que Marina vai baixar esse nível? E piorar as coisas e casar com o PPS?

Sessão

Na sessão do TSE, o único ministro a votar a favor da Rede foi Gilmar Mendes. Os outros seis votaram contra a criação do partido (Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio e Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia).

Segundo o TSE, Marina comprovou apoio de 442 mil eleitores em assinaturas validadas pelos cartórios eleitorais, mas a lei exige 492 mil, o equivalente a 0,5% dos votos dados para os deputados federais nas últimas eleições e converteu o pedido de criação da legenda em "diligência", o que permite que Marina apresente mais assinaturas.

"Não está o partido em condição ainda de ser registrado. A circunstância de não conseguir a Rede fazer filiações até 5 de outubro não deve ser desestímulo para se esforçar para obter apoiamento. Partido não é criado para concorrer a um pleito apenas. Partidos se destinam a formação da vontade política. O Ministério Público faz votos para que isso seja conquistado, fortalecendo a democracia", falou o vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão.

Prazos

Marina tem pressa na decisão de qual sigla vai ingressar porque o prazo para concessão de registro termina no sábado, 05/10, e até lá não haverá nova sessão da Corte eleitoral.